Amigos, chegamos a 18º Edição do "Papo com Garcia" depois da grande repercussão esta semana com "O Wrestling não é Coreografia", vamos falar hoje de 2 Astros que movem a torcida, Punk e Cena, exatamente nesse aspecto, como eles movem a massa, e qual seria o mais importante "mocinho" desta PG Era. Mas antes, vamos falar um pouco sobre a edição 17, há algumas coisas que precisam ser colocadas.
Eu agradeço muito o alcance e a repercussão positiva que a crônica teve 90% dos que leram, entenderam os argumentos colocados e a proposta, aquela "matéria" não foi inocente por parte de "O Globo", primeiro que esta organização não dá "ponto sem nó" segundo, que o tom de ATAQUE ao Pró-Wrestling, baseado no que é a Luta-Livre Brasileira (que é bem diferente da Americana, e ainda assim merece respeito) foi intencional e sórdido, a maneira depreciativa com que o Pró-Wrestling foi colocado, merecia uma resposta forte e como eu costumo ter a coragem que poucos tem para dizer o que os puritanos não falam, eu tive a felicidade de fazer essa matéria. Tanto o nosso alcance foi visto, que de imediato a Globo bloqueou os comentários no texto, com "medo" do que os fãs do "Entretenimento Esportivo" fossem lá comentar. Algumas pessoas foram contra a matéria, claro, estamos numa DEMOCRACIA aos que apresentaram ARGUMENTOS, eu entendo e respeito as críticas, como "Tu foi muito duro, e isso é anti-ético", sim, eu sei perfeitamente que fui duro demais, e já esperava esse tipo de crítica, ELE foi duro demais com o PW primeiro, ELE foi anti-ético primeiro, e eu carrego comigo o conceito de: "Te tratarei da forma que me tratares" e por isso eu não me arrependo de uma virgula do que escrevi. Agora, houveram cidadãos que criticaram por criticar, que se acham acima do bem e do mal, se acham os "Grandes Jornalistas", os "Donos da Verdade", se acham "Os Cult's", (provavelmente tem o mesmo problema de comunicação de Rajesh Koothrappali) e criticaram antes de ler, criticaram o método de escrita que utilizo desde 2004, como TÁTICA de escrita pra destacar palavras, enfim, são babacas moloides que se deixam levar por questões PESSOAIS, ao invés de analisar o conteúdo do texto e o que ele combate, aliás, esses são os mesmos caras que são donos de Blog's concorrentes, e criaram um Blog (horroroso) anônimo, que coloca "erros" dos concorrentes, mas não fala dos erros deles próprios, e criaram uma premiação que (seria independente, mas não é) que premia seus próprios Blog's, QUEM SÃO ELES PRA FALAR DE ÉTICA? No mais, eu agradeço as críticas de quem teve argumentos e o GRANDE APOIO da maioria que segue reconhecendo nosso bom trabalho.
Bom, dito isto, vamos lá ao assunto desta semana, ele surgiu num Chat do RAW, quando eu ouvia um discurso de CM Punk, direcionado á Paul Heyman onde eu disse: "Este CM Punk é um Face espetacular", e lí a resposta, "Não, bom é o Cena"...Oras, os mesmos que dizem coisas como estas dizem que Cesaro e Sandow não são bons Wrestler's, por favor hein. Por que OS DOIS não podem ser considerados grandes Faces, já que isso é um fato, eles são excelentes, e se propõem á fazer personagens totalmente diferentes, mas igualmente eficazes para o público que pretendem atingir, isso contando admiração de Fãs e o mais importante para Vince as vendas. Vamos falar individualmente da característica de cada um como Entertainer e dar um parecer final.
John Cena
Cena é um "Super-Hero", o personagem que ele carrega é para ser um exemplo e vender as crianças, ele vai á hospitais ver criancinhas doentes, realiza sonhos, sofre muito nas lutas, mas sempre consegue vencê-las, tem aquela imagem do cara que sempre dá a volta por cima. Cena não tem discursos consistentes em matéria de conteúdo, mas tem uma excelente voz, que o credibiliza, é o cara perfeito de Vince para esse papel, de ser a cara da companhia, de ser o cara amado pelas crianças e pelos Pais (que são os que tem o dinheiro) delas. Cena no seu papel de "Mocinho Semi-Babaca/Filantropo" é o cara de Vince, e não é justo tirar seus méritos por isso.
CM Punk
CM Punk é bem diferente de Cena, o seu personagem tem muito dele mesmo, talvez venha daí o seu sucesso, o "Cult of Personallity" sua personalidade forte, verdadeira, TRANSGRESSORA. Seus discursos sempre bem embasados em ARGUMENTOS, fazem total jus á alcunha de "Voice of the Voiceless". Punk não precisa de Roteiro, e muitas vezes SAI DO ROTEIRO, como quando citou Batista e Chris Masters no RAW, seu microfone já seria cortado, estava no roteiro, mas ele aproveitou para dizer a verdade, pára dar um motivo real para isso. Punk quando não improvisa, faz parecer que improvisou, como quando de forma parecida citou Ziggler e Zack Ryder. Punk é exatamente o oposto do "Face Bundão", ele tem um discurso sempre forte, questionador, duro, instigante, sempre é possível esperar algo de Punk como Face, sempre uma boa surpresa á cada discurso, sempre com a postura que esperamos ver na sociedade, é por isso que Punk é querido por pessoas de TODAS as faixas etárias.
Os "HeelManiacos" lamentam o Turn de CM Punk de forma incompreensível, Punk era limitadíssimo como Heel, um discurso repetitivo e inconsistente, um Heyman (excelente) á tira colo, Punk é um Superstar mais do que pronto, é uma grande figura deste negócio, não precisa de Manager (Undertaker/Bearer é um caso á parte) quem precisa é mesmo o McGillicutty (Axel), Cesaro, Swagger, que são bons Wrestler's mais tem personagens e Mic Skills inconsistentes. CM Punk como o "Voice of the Voiceless" é um personagem muito mais livre para surpreender-nos, muito melhor.
Os "HeelManiacos" lamentam o Turn de CM Punk de forma incompreensível, Punk era limitadíssimo como Heel, um discurso repetitivo e inconsistente, um Heyman (excelente) á tira colo, Punk é um Superstar mais do que pronto, é uma grande figura deste negócio, não precisa de Manager (Undertaker/Bearer é um caso á parte) quem precisa é mesmo o McGillicutty (Axel), Cesaro, Swagger, que são bons Wrestler's mais tem personagens e Mic Skills inconsistentes. CM Punk como o "Voice of the Voiceless" é um personagem muito mais livre para surpreender-nos, muito melhor.
Conclusão
Punk e Cena são os melhores no que se pretendem á fazer, a minha preferência pessoal pelo estilo de personagem e de discurso é sem dúvida por CM Punk, mas eu não condeno, nem digo que está errado quem prefere á Cena, os 2 são excelentes no que se se propõem á fazer, e merecem ser respeitados acima de tudo, as qualidade de um não interferem nas do outro, o Fanatismo Cego (apesar de errado) é livre, eu acho que a melhor maneira de se enxergar o Pró-Wrestling e 95% das coisas é com isenção e consciência, saber reconhecer o que/quem é o melhor não por questão de fanatismo e sim por questão do que é FATO, mas cada um é livre para o que quer, e dá pra conciliar as 2 coisas, o fanatismo com a visão crítica, desde que se tenha RACIONALIDADE pra isso.
E para você, Who is the Best Face, Punk ou Cena?
Até mais!
Maiores Interações: @adrianogarcia10